Publicada em 30 de Agosto de 2018 ás 12:11:58

Cabaceiras do Paraguaçu e o Resgate Cultural de seus Ancestrais

A Cultura de um povo está contida em suas histórias de vida, em suas memórias, em seus momentos, em experiências, em seus aprendizados em suas vivências. Analisando por este lado a história cultural do povo cabaceirense o Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos – SCFV de Cabaceiras do Paraguaçu, vem trabalhando com crianças, adolescentes e idosos, com a proposta de valorizar a cultura das famílias e das comunidades locais.

Desta maneira o Prefeito Abel preocupado em fortalecer e resgatar a Cultura Popular do município, tem se empenhado junto a Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social e o Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos – Gracinelma Freitas, realizou no final do mês de agosto de 2018, no Parque Histórico Castro Alves, um Grande Encontro de Culturas, para então fazer o riquíssimo Resgate da Cultura do nosso povo.
Para que o Grande Resgate Cultural acontecesse, vários grupos culturais fazedores da cultura local foram convidados, como; o Grupo de Capoeira Cobra –Cam; o Grupo Roda de Samba das Pedrinhas e para dar ainda mais motivos de realizar-se resgates como estes, uma série de apresentações culturais aconteceram, como apresentações musicais e de danças das crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivências e Fortalecimentos e Vínculos, todos estes orientados pelos facilitador de dança Edeilson Carvalho e de música Jonatas Pinto.
O evento teve ainda mais brilho, pois contou durante todo o dia com uma Exposição Cultural de Artes interligadas ao Folclore, vale lembrar que as obras de artes foram produzidas crianças e adolescentes do Serviço de Convivências e Fortalecimentos de Vínculos, orientadas pela facilitadora Marilane Pinto.

Estiveram presentes ao evento a Primeira Dama e Vereadora do Município Joselice Bispo, a Secretária de Promoção e Assistência Social Gracinelma Freitas, Djalma Freitas, o Vereador Dilmasergio Freitas, a Coordenadora de Atenção Básica Daiane Medeiros, a Assistente Social e Coordenadora do SCFV Samara Veloso.
O evento contou com o apoio da equipe do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, da Associação Social Sagrada Família e do Parque Histórico Castro Alves.

Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu
Nosso Compromisso é Fazer o Povo Feliz