Publicada em 16 de Maio de 2017 ás 12:11:37

Vailson Silva
16 de maio, dia do gari

Histórico

“O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita. É muito importante cada indivíduo fazer a sua parte e não jogar lixo nas ruas.

O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os "garis".

Mensagem para o Dia do Gari

"Você que cuida da cidade para que fique mais limpa e bonita, merece a nossa homenagem e respeito, de fato todo trabalho é digno de respeito! Gari, parabéns pelo seu dia!"

Para o prefeito Abel, vice Sérgio que tanto respeitam e valorizam os profissionais desta e de outras áreas, o dia 16 de maio não poderia passar sem homenagens a estes profissionais tão importantes em nossa cidade, que merecem respeito e quem tem seu valor como qualquer um outro. Para lembrar este dia, na manhã de terça-feira aconteceu no Centro Cultural e Esportivo Aurino Machado uma manhã dedicada aos garis.

Os homenageados tiveram um momento marcado com um belo e nutritivo café da manhã, participaram de uma aula de ginástica laboral ao comando do Professor Ademar, tiveram também momentos de muita descontração, participaram de brincadeiras e sorteios de brindes. Ao fim das homenagens foi lida uma mensagem pela oradora Thiara (Secretaria de Administração).

É importante frisar que o criador da lei municipal que faz o poder público lembrar e homenagear os Garis, estava presente, o ex-vereador Nilson de Adilino, que fez uso da palavra, falando da importância da lei em benefício aos garis e em tempo os parabenizou.

O prefeito Abel, o vice Sérgio agradecem e parabenizam a todos os Garis por este dia.

Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu
Secretaria Municipal de Administração