Publicada em 11 de Maio de 2017 ás 18:10:25

Saúde- Cabaceiras do Paraguaçu

Foto Ilustrativa Retirada da Ineternet Web
Mucopolissaridose

Na manhã da última quarta-feira (10 de maio) foi realizada uma palestra ministrada pela enfermeira do serviço de genética do Hospital Roberto Santos Ana Alzira Sobral na Câmara de Vereadores do município de Cabaceiras do Paraguaçu, cujo assunto bastante relevante a todos.

O tema central abordado nessa palestra promovida pela ABAMPS (Associação Baiana de Mucopolissacaridoses e doenças raras) em parceria com Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi sobre a MUCOPOLISSACARIDOSE.

Pouco conhecida, a Mucopolissacaridose é uma doença genética que pode ser diagnosticada ainda na idade infantil. Existe 11 tipos diferentes da doença, entretanto nem um destes tem cura mas pode ser paralisada no estagio diagnosticado, quando o paciente é acompanhado por equipes médicas de excelência e multidisciplinar durante todo o período do tratamento. A Mucopolissaridose possui durante sua evolução diversas características nos diferentes estágios e são essenciais para sua descoberta, os estudos apontados mostram que as características mais comuns estão apresentadas na estrutura óssea, rosto edemaciado, nariz achatado, mãos e joelhos curvos, pescoço curto, língua e lábio grossos, e etc.

A Mucopolissacaridose acontece em decorrência da junção consanguínea entre os pais, ou seja, a má combinação no sague dos mesmos. Por esse motivo a doença é mias comum em parentes de primeiro grau; pois o tipo sanguíneo é bem parecido além de possuírem quase as mesmas características genéticas. É importante lembrar que a doença não é diagnosticada com o teste do pezinho.
 Estiveram presentes na palestra o Diretor de Saúde do município Álvaro Rivas, o Vice-prefeito Sergio Cardoso, toda equipe interna da Secretaria de Saúde, as enfermeiras das USF e Agentes de Saúde.

Realização: ABAMPS
Apoio: Secretaria Municipal de Saúde